EMPRESA DE NOVA PRATA FABRICA RESPIRADOR ARTIFICIAL

28/07/2020 14:20:18 alterado em 28/07/2020 14:23:48

Inovação e solidariedade na pandemia

Desde meados de março de 2020 quando o Rio Grande do Sul entrou em quarentena devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus, muita coisa mudou na vida das pessoas, das empresas e prestadores de serviço.

Embora marcado pelo distanciamento físico como medida de prevenção à transmissão do vírus, o período tem sido marcado por muita inovação, reinvenção e desafios. O uso da tecnologia e da internet foram intensificados e novos produtos e serviços surgem para o mercado que se adapta ao novo normal.

Em Nova Prata, engenheiros da empresa Spark, de tecnologia de intralogística, aproveitaram o tempo da quarentena para desenvolver um novo produto: um respirador mecânico, aparelho indispensável para pessoas que precisam de tratamento de terapia intensiva, principalmente, nos casos graves da Covid-19.

O projeto foi baseado em estudos de universidades como Universidade da Flórida e Universidade de Minessota, tendo unicamente como peças importadas os sensores. As demais peças foram adquiridas no Brasil e algumas feitas em impressora 3D na própria Spark. Sem comparação com respiradores importados, o equipamento desenvolvido em Nova Prata, é considerado pela equipe “um produto emergencial”, que poderá ser usado no Hospital São João Batista, uma vez que foi produzido para ser doado àquela casa de saúde. “Nosso know how não é produzir respiradores”, comenta Everson Basso, diretor comercial da Spark; “mas temos equipes de alta performance capazes de entregar soluções e que aproveitaram seu tempo e se debruçaram sobre um novo projeto que beneficiará pessoas da nossa comunidade e região”.

O respirador foi testado no laboratório da PUC, em Porto Alegre, e apresentou excelentes resultados. Na sexta-feira, 24, ele foi apresentado a alguns médicos do Corpo Clínico e da diretoria do Hospital São João Batista que avaliaram positivamente a ideia e o aparelho produzido pela Spark, o qual será muito útil no hospital em casos de emergência. “É uma iniciativa elogiável, que demandou dedicação, rapidez na produção e um sentimento de participação na vida da comunidade”, destacou o médico Marcos Goldenberg, diretor técnico do hospital.

A entrega oficial do aparelho está agendada para acontecer na próxima quinta-feira, 30 de julho, às 16 horas.




Fotos: Respirador Spark – Vanice Dal Magro/C+C  
Fonte e fotos Vanice F. Dal Magro

1 imagens inseridas

 

Radio Ativa FM - Nova Prata - RS

Uma rádio de verdade!

Saiba mais...
Onde estamos?

Av. Presidente Vargas, 1690, sala 04 | São Cristóvão | Nova Prata - RS

Social