Transferência eletrônica de veículos deve chegar em todo o Brasil ainda em 2020

22/07/2020 15:12:36 alterado em 22/07/2020 15:12:50



De acordo com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), a transferência eletrônica de veículos deve estar 100% operante em todo o território nacional ainda em 2020; se tudo der certo, o sistema estará implantado em todos os estados até setembro.

O órgão afirmou que a novidade foi um dos grandes destaques durante o último dia da MInfra Digital Week, evento online que se encerrou na sexta-feira passada (17). Na ocasião, foi anunciada a expansão dos testes da iniciativa para mais localidades.

Disponível como beta em Santa Catarina desde o final de 2019, o Registro Nacional de Veículos em Estoque (Renave) será disponibilizado, possivelmente já em agosto, para os estados de Espírito Santo, Goiás, Rio Grande do Sul e São Paulo. A plataforma se baseia no uso de certificados eletrônicos e assinatura de documentos digitais para agilizar o processo de transferência de automóveis usados, tanto para compra quanto para venda.

“É o fim de uma espera que custa, em média, 15 dias para o proprietário e também do costume informal e não recomendável da entrega do DUT em branco”, explicou o diretor-geral do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Frederico Carneiro. O Renave foi idealizado pela Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto) junto com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e a Federação Nacional Distribuição Veículos Automotores (Fenabrave).


Além de agilizar o processo de transferência — permitindo que o cliente saia da concessionária já com o veículo em seu nome —, o novo padrão promete reduzir custos, já que o valor do processo deve ser fixado em aproximadamente R$ 35. Vale lembrar que, atualmente, a taxa varia de estado para estado, chegando a incríveis R$ 212,60 em São Paulo.

Fonte: Serpro  

 

Radio Ativa FM - Nova Prata - RS

Uma rádio de verdade!

Saiba mais...
Onde estamos?

Av. Presidente Vargas, 1690, sala 04 | São Cristóvão | Nova Prata - RS

Social