FALECE O PADRE CONSTANTE PASA, PÁROCO DE NOVA PRATA

22/01/2020 14:38:29 alterado em 22/01/2020 16:25:31

O Padre Contante Pasa, de 68 anos, natural de Farroupilha, morreu no final da manhã desta quarta-feira (22), na localidade de Caravaggio, no interior da cidade. Conforme informações dos familiares ele saiu da casa do irmão, Alfonso Pasa, onde passa férias, para pescar, por volta das 9h30min. Por volta de 11h30min, ele foi encontrado dentro do açude. Os familiares conseguiram retirá-lo de dentro da água e tentaram reanimá-lo, porém ele acabou morrendo no local.

O Corpo de Bombeiros de Farroupilha e a Brigada Militar foram acionados. A Polícia Civil também esteve no local. O corpo de Pasa foi encaminhado ao Instituto Médico Legal, de Caxias do Sul para perícia. Acredita-se que ele tenha sofrido um mau súbito e caído na água.

Após liberação do corpo, ele será velado na Igreja Matriz de Nova Prata, até às 08:00h desta quinta-feira, dia 23, onde o corpo será transladado para Farroupilha, onde será sepultado no Cemitério da Comunidade de Caravaggio.

Contante Pasa que nasceu no dia 25 de outubro de 1951, atuou durante muito tempo nas paróquias de Farroupilha e nos últimos anos estava trabalhando nas igrejas de Nova Prata, Paróquia São João Batista/Nossa Senhora Aparecida, Paróquia Santo Antônio, no bairro Rio Branco e também Paróquia São Sebastião em André da Rocha.


O santuário de Caravággio emitu nota no Facebook:

"O Santuário de N. Sra. de Caravaggio, com grande pesar, comunica o falecimento do Pe. Constante Pasa.

Oremos: Nós vos pedimos, ó Deus, que o padre Constante Pasa, tendo-vos servido fielmente na Igreja, possa alegrar-se face a face convosco no céu, a fim de nos consolarmos da sua morte repentina. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém."

Já a Diocese de Caxias do Sul divulgou em seu site:

"Diocese de Caxias do Sul comunica, com pesar, o falecimento do padre Constante Pasa.

O padre Constante nasceu no dia 25 de outubro de 1951. Atualmente, era pároco na Paróquia São João Batista e Nossa Senhora Aparecida e Paróquia Santo Antônio, em Nova Prata. O corpo será velado na Paróquia São João Batista e Nossa Senhora Aparecida de Nova Prata, a partir desta noite. Amanhã, dia 23, às 08h, será celebrada a missa de corpo presente. Logo após o corpo será transladado para o Santuário Nossa Senhora de Caravaggio em Farroupilha, onde será velado até às 15h, quando será celebrada missa de exéquias. O corpo será sepultado no cemitério do Santuário de Caravaggio.


Biografia

Pe. Constante Pasa, filho de João Antônio Pasa e AngelaHelena Mugnol Pasa, nasceu em 25 de outubro de 1951, na comunidade do Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha/RS.

Aos 14 anos de idade ingressou no Seminário Diocesano São José, em Nova Prata/RS. Realizou os estudos de Filosofia na Universidade de Caxias do Sul(UCS), e Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Recebeu a Ordenação Diaconal em 07 de outubro de 1979, na Capela do Seminário N. Sra.Aparecida, em Caxias do Sul. Foi Ordenado Sacerdote por Dom Benedito Zorzi, aos 23 de dezembro de 1979, no Santuário Diocesano de N. Sra. de Caravaggio, em Farroupilha.

 Ao longo de seus 40 anos de vida sacerdotal, Pe. Constante destacou-se pelos diversos trabalhos desenvolvidos na Pastoral Diocesana, especialmente na Promoção Vocacional, na formação dos seminaristas, e na dimensão missionária. Atuou como vigário paroquial na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Antônio Prado (1980-1983); Membro da Equipe Sacerdotal e da Pastoral Operária, na área Norte de Caxias do Sul (1984-1988); Coordenador Diocesano de Pastoral (1989-1992); e Promotor Vocacional da Diocese (1993-1998). Com seu carisma e espírito missionário, atuou na Diocese de Juína, no Mato Grosso, como Promotor Vocacional (1999-2004). Retornando a Caxias do Sul, trabalhou na Paróquia Santa Fé e na Equipe Diocesana de Animação Vocacional (2005-2008). Foi Reitor do Seminário Maior São Lucas, em Viamão, atuando na formação dos seminaristas da etapa da Teologia (2009-2012). Foi pároco da Paróquia Nossa Senhora de Caravaggio e auxiliar no Santuário Diocesano de N. Sra. de Caravaggio, em Farroupilha (2013-2014).

 Desde 2015 era pároco da ParóquiaSão João Batista e N. Sra. Aparecida, e da Paróquia Santo Antônio, em Nova Prata/RS. Desempenhou o ofício de Vigário Episcopal do Vicariato de Nova Prata nos anos de 2017 e 2018."


Foto divulgação e Cristiano Lemos/Grupo RSCOM


1 imagens inseridas

 

Radio Ativa FM - Nova Prata - RS

Uma rádio de verdade!

Saiba mais...
Onde estamos?

Av. Presidente Vargas, 1690, sala 04 | São Cristóvão | Nova Prata - RS

Social